Carmo Della Vecchia teve receio de tornar público que era gay: “Fui claramente advertido”

Há pouco mais de um ano, mais precisamente em julho de 2021, o ator Carmo Dalla Vecchia, de 50 anos, tomou a decisão de tornar pública a sua orientação sexual. Durante participação na “Super Dança dos Famosos”, da TV Globo, ele pediu a palavra ao apresentador Tiago Leifert para fazer uma homenagem ao marido João Emanuel Carneiro e ao filho do casal, Pedro, e alertar sobre o alto índice de assassinato de pessoas trans no Brasil. De lá pra cá, a vida do ator, natural de Carazinho (RS), mudou bastante. Em entrevista ao site Gay Blog o ator conta sobre a decisão e também fala sobre preconceito, redes sociais, militância e seus desejos para os próximos anos de carreira. Confira abaixo alguns momentos da entrevista.

Sobre a decisão de tornar pública sua orientação sexual:

 “Precisei descobrir que mesmo compondo uma letra da sigla LGBTQIAPN+ eu poderia ter um preconceito cultural arraigado na minha própria cabeça. Acho que minha decisão acompanhou um movimento meu e ao mesmo tempo um momento que o mundo está passando”, explica ele em entrevista ao Gay Blog BR.

O ator contou na conversa que ao longo da infância, sofreu alguns episódios de homofobia na escola e, ao se entender gay aos 13 anos, passou a se sentir “deslocado, perdido e sozinho”. ”Me sentia diferente. Não tinha referência de pessoas iguais a mim. […] Você sofre e apanha calado na escola e volta pra casa se perguntando o que vai ser da sua vida quando crescer”, afirma Carmo.

carmo dalla vecchia
Carmo Dalla Vecchia – Reprodução

Carmo também  teve receio de tornar público que era gay e chegou até a ser advertido. “[…] Eu achava que ao me expor poderia ter problemas. Fui claramente advertido quanto a isso algumas vezes, mas o desejo de me posicionar foi mais forte. Para mim foi muito claro que se o preço que eu teria que pagar para trabalhar seria me ausentar de quem eu era, esse valor eu já não estava mais disposto a dispor”, revela o ator.

Na entrevista, Carmo contou sobre a decisão de se assumir na “Super Dança dos Famosos”, sobre sua relação com a família, colegas de trabalho e fãs depois da atitude. Também falou sobre sua atuação nas redes sociais onde propõe algumas reflexões sobre a população LGBTQIA+ em seu perfil no Instagram.

“Muitas vezes choro lendo as mensagens que recebo. São pessoas que passaram por grandes dificuldades de aceitação e que levarão cicatrizes eternas em suas vidas. Pessoas que confiaram em mim e me cederam suas histórias para serem contadas. Nunca fui tão grato e nunca ouvi tantos agradecimentos em toda a minha vida. São caminhões de afeto e carinho que tenho recebido diariamente”, comenta ele.

Ao longo da entrevista o ator também abriu o jogo sobre as mensagens de apoio que anda recebendo e também sobre alguns ataques homofóbicos contra ele e seu filho de 3 anos sofreram nas redes  nos últimos meses.

“Um advogado amigo meu que mora em São Paulo me ligou e pediu para me defender. Ele e um ex-juiz, atualmente advogado em Brasília, compraram suas passagens e vieram ao Rio de Janeiro, me buscaram na minha casa e me levaram para a delegacia, quase de mãos dadas, sem me cobrar nada porque são seres humanos fantásticos que se sensibilizaram com a causa. […] Fiz isso como um ato cívico de denúncia, para dar exemplo a outros e mostrar que não é tão fácil assim você se esconder atrás de uma máquina e falar o que bem entende”, conta o ator.

Ainda sobre esse tema, Carmo também falou sobre militância, LGBTfobia no Brasil , sobre o presidente Jair Bolsonaro e sobre o que ele espera das próximas eleições.

Em 2021,  Carmo foi o vencedor do troféu Poc Awards realizado pelo próprio Gay Blog Brasil na categoria “Ator“. Na disputa, ele recebeu 36% do voto do público. “É o prêmio mais importante que eu poderia receber! É o que mais bonito poderia ter acontecido na minha vida. Ter o poder, a chance, a coragem de dizer que esse sou eu. […] Se pudesse escolheria ser gay de novo e de novo e de novo. E esse sou eu”, agradeceu ele em uma publicação no Instagram, feita

Você pode conferir a entrevista do ator na íntegra no site no site Gay Blog

Deixe uma resposta