Organizações se unem para propor debate sobre diversidade e inclusão

Até 25 de agosto, Anglo American, Belgo Arames, FDC e MRV&CO realizam a 1ª edição da Semana da Diversidade, com palestras online gratuitas e abertas ao público

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Um propósito de todos! Minas Gerais entra no circuito de eventos que promovem discussão e sensibilização sobre diversidade e inclusão. Com esse objetivo, quatro organizações mineiras – Anglo American, Belgo Arames, Fundação Dom Cabral (FDC) e MRV&CO – se reúnem para tratar a temática e engajar a sociedade em relação ao papel do universo corporativo na promoção da diversidade e inclusão. A 1ª Semana da Diversidade acontecerá até 25 de agosto e contará com uma programação online, gratuita e aberta para todo o público interessado.

A abertura das atividades foi marcada pelo painel especial Liderança, afeto e partilha: uma jornada para inclusão, conduzido pela professora convidada da FDC, Maria Flávia Bastos. Uma conversa ampliada com a alta liderança das quatro organizações: Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil; Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames; Marina Spínola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da FDC; e Junia Galvão, diretora executiva de Administração e DH da MRV&CO.

Nos demais dias da semana, profissionais de referência estão trazendo diferentes abordagens sobre liderança inclusiva, economia do cuidado, mercado de trabalho e comunidade LGBTQIA+, e segurança psicológica. Dentre os palestrantes estão: Elaine Terceiro, professora convidada da FDC e gerente de Diversidade na Hotmart; Maíra Liguori, eleita uma das 100 mulheres mais inovadoras do mundo pela BBC de Londres, co-fundadora da consultoria Think Eva e diretora de projetos da ONG Think Olga; Melissa Cassimiro, consultora sênior de Diversidade e Inclusão na Mais Diversidade; e Carla Furtado, escritora e diretora do Instituto Feliciência. Os quatro painéis vão ser transmitidos pelo YouTube, sempre às 14h, e estarão abertos para a participação não só dos colaboradores das respectivas empresas, cerca de 30 mil pessoas, como também do público geral interessado.

A temática da D&I vem ganhando cada dia mais destaque nas discussões e nos investimentos de programas de inclusão, sensibilização e capacitação nas organizações. Segundo levantamento recente apresentado pela Blend Edu, startup especializada em diversidade e inclusão, 81% das empresas brasileiras afirmaram destinar recursos específicos para ações de D&I.

“Para nós, é uma honra participar de eventos que fomentam discussões importantes para a companhia e para a sociedade como um todo. É mais uma etapa para debater e propor ações efetivas de mudanças. O Brasil é um país plural, o consumidor é diverso e isso não pode ser diferente nas organizações. Temos consciência de que esse processo é uma longa jornada, que estamos apenas no começo, mas que a inclusão e a diversidade em nossa organização é um caminho sem volta”, afirma Junia Galvão, da MRV&CO.

“A sociedade tem dado sinais de que exige mudanças estruturais a favor da inclusão e espera que as lideranças empresariais se posicionem e tomem atitudes corajosas e justas para oferecer oportunidades iguais a todas as pessoas. Uma empresa que ainda não possui uma estratégia para incluir grupos sociais minorizados nas suas estruturas terá muita dificuldade para se manter relevante para seus consumidores, seus colaboradores e para a sociedade em geral. Ou seja, fazer a gestão da diversidade e inclusão, além de ser o correto a ser feito do ponto de vista ético, é o mais inteligente para os negócios que querem sobreviver ao século 21”, analisa Marina Spínola, da FDC.

“Estamos muito felizes em participar desta 1ª edição da Semana da Diversidade. Temos trabalhado fortemente esta pauta na Belgo Arames nos últimos anos e acreditamos no poder que temos de transformar nossa sociedade e gerar impactos positivos. Garantir um futuro mais inclusivo, em que todas as pessoas possam ser respeitadas, reconhecidas e valorizadas, independente de: orientação sexual, identidade de gênero, raça, deficiência, idade ou país de origem, é o nosso dever. Além disso, fomentar e influenciar todas as outras empresas e seus empregados e empregadas a também olharem para a pauta de diversidade e inclusão”, explica Luciana Macedo, gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames.

“Com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a Anglo American foi uma das primeiras mineradoras no mundo a constituir uma área específica para lidar com a diversidade e a inclusão. Por acreditarmos que o nosso bem mais valioso é justamente aquilo que temos de singular, o respeito às diferenças faz parte da estratégia de negócios da empresa. Apoiamos a iniciativa da 1ª Semana da Diversidade, pois desejamos a consolidação de uma cultura inclusiva e diversa dentro e fora da nossa organização”, ressalta Wilfred Bruijn, da Anglo American.

O público poderá acompanhar as palestras acessando aqui.

Programação até o fim da semana:

1ª edição da Semana da Diversidade

23 de agosto – às 14h – “Economia do cuidado”

Palestrante: Maíra Liguori, jornalista e publicitária, co-fundadora da consultoria Think Eva e diretora de projetos da ONG Think Olga.
https://www.youtube.com/live/IovnwFGDx9U?feature=share

24 de agosto – às 14h – “Pessoas LGBTs no mercado de trabalho: da autenticidade à inclusão”

Palestrante: Melissa Cassimiro, consultora sênior de Diversidade e Inclusão na Mais Diversidade.

www.youtube.com/watch?v=PWRNPmsQD1g

25 de agosto – às 14h – “Segurança psicológica na construção de ambientes inclusivos e produtivos”

Palestrante: Carla Furtado, escritora e diretora do Instituto Feliciência.

https://www.youtube.com/live/f1isnAcS314?feature=share

Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais 47 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking do jornal inglês Financial Times 2023.

Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, o rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Cerca de 46 mil profissionais passaram pela instituição em 2022. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.

 MRV&CO

A MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais composta por cinco empresas que tem como objetivo oferecer as melhores opções de moradia que se adaptem ao momento de vida e necessidades de seus clientes. Seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta por meio da MRV ou de Sensia, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, oferecidos pela startup Luggo de forma totalmente digital e sem burocracia. A MRV&CO atua em diferentes nichos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. A plataforma habitacional se completa com a empresa Resia, voltada para o mercado de moradia norte-americano, fazendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando o grupo internacionalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

A importância do marketing inclusivo na indústria de viagens

O marketing inclusivo tornou-se uma peça fundamental na estratégia das empresas que buscam se destacar no mercado atual

More Articles Like This

- Publicidade -