Maior festival de cinema LGBTQIA+ do sul do Brasil está de volta

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Importante vitrine nacional para a divulgação e fomento de conteúdos audiovisuais LGBTQIA+, a Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, está em contagem regressiva para a sua terceira edição. O evento, único do segmento em atividade no sul do Brasil, acontecerá em Florianópolis, na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), de 14 a 18 de dezembro.

foto
Reprodução

Consolidada como um dos festivais mais relevantes de todo o país, a Transforma ganhou notoriedade por abordar temáticas relacionadas às discussões sobre a diversidade sexual, de gênero e da cultura LGBTQIA+. “Eu penso na Transforma como uma importante ferramenta de reparação social. Há alguns anos víamos muitas travestis e pessoas transexuais que nunca haviam estado dentro de uma sala de cinema. Hoje, vemos elas nos palcos da Transforma apresentando um festival de cinema, nas poltronas assistindo, sendo homenageadas e recebendo prêmios em diversas categorias”, celebra Lirous K’yo Fonseca Ávila, uma das organizadoras do festival.

Em sua terceira edição, a Transforma oferecerá uma série de ações gratuitas em modelo híbrido (presencial e virtual), exibindo mais de 60 filmes – originários de diferentes regiões do Brasil, painéis temáticos, oficinas formativas e shows nacionais. Um dos destaques deste ano fica por conta da Mostra Competitiva, que apresentará filmes realizados em formato de curta-metragem, com até 25 minutos, nas categorias de ficção, documentário e experimental.

“A terceira edição da Transforma buscou através de sua curadoria retratar a diversidade e a pluralidade presentes no Brasil. Essas obras carregam consigo as particularidades do que é ser LGBTQIA+ num país de proporções continentais. Para nós, idealizadores e produtores do festival, essa é uma grande conquista, pois entendemos que o evento, hoje, é uma importante janela do cinema brasileiro, atingindo realizadores de norte a sul do país”, comemora Thomas Dadam, responsável pela programação.

Unicórnio de Ouro

Uma das novidades para a edição de 2021 da Transforma fica por conta da entrega do troféu Unicórnio de Ouro, que será outorgado aos vencedores das 22 categoria sem disputa, com destaque para: Filme (Júri Técnico e Voto Popular), Documentário (Júri Técnico e Voto Popular), Atriz, Ator, Roteiro, Direção, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Direção de Som, Trilha Sonora, Olhar Transformador (Ficção e Documentário), BAPHO Cultural (relativo à arte e cultura LGBTIA+), ADEH (diversidade sexual e defesa dos direitos humanos) e Afronte (filme que combate preconceitos sociais ou estruturas políticas dominantes).

Transforma Itinerante

O roteiro de atrações do festival contemplará também outras cidades, com ações virtuais especiais em Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville. “A ideia da mostra itinerante é apresentar os filmes que foram premiados no evento, criar intercâmbio e formar novas pessoas que possam articular essa produção cultural LGBTQIA+ para além de Florianópolis”, finaliza Arthur Gomes, um dos idealizadores do projeto.

Medidas anti-COVID

A organização da Transforma respeitará todas as determinações sanitárias vigentes que propiciem um ambiente seguro para todas as pessoas, com a exigência do uso de máscaras e do comprovante de vacinação contra a Covid-19 (duas doses).

Ação conjunta

Idealizado e organizado pela BAPHO Cultural (produtora cultural LGBTQIA+) e a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a III Transforma é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema (PCC/2019), do Governo do Estado de Santa Catarina. O evento conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), da Vitrine Filmes e da Olhar Distribuidora.

III Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

Instagram: @transformafest

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Panamá deixa de exigir vacinação contra febre amarela para brasileiros

Medida do Ministério da Saúde panamenho retira obrigatoriedade de apresentar certificado internacional na entrada do país

More Articles Like This

- Publicidade -