Rimas, versos, beats e poesias de diversos cantos do Brasil vão se misturar no centro de São Paulo durante o Red Bull Music Pulso, ocupação musical que retorna ao prédio do Red Bull Station, entre os dias 2 e 28 de abril de 2019. Nesta quarta edição, 25 artistas independentes irão discutir o futuro do rap e seu encontro com outros estilos. O público poderá ver o resultado dessas experimentações por meio de palestras, workshops e shows gratuitos.
Os workshops, por sua vez, proporcionarão uma experiência imersiva para quem quer ir mais longe, aliando tecnologia e música. Durante todo o mês de abril, o Red Bull Basement abre seu makerspace dentro do Red Bull Station para aulas e oficinas que ensinarão a arte dos samplers, como construir um sintetizador, além de fazer gravações digitais e analógicas em K7.
Os shows com todos os artistas e curadores imersos na ocupação ocorrem dias 13 e 28 de abril –neles, os grupos mostrarão um pouco do que estão produzindo, experimentando e gravando.
Outras informações e inscrições estão disponíveis no site www.redbull.com.br/pulso2019.
Veja a programação do Red Bull Music Pulso 2019:
BATE-PAPOS
Qual é o Futuro do Rap?
Com mediação de Mayra Maldjian, curadora do Red Bull Music Pulso 2019, o painel discute os caminhos e tendências do rap brasileiro para o futuro com um time de mulheres que se destaca na cena nos últimos anos. Participam Karol de Souza (do Rimas & Melodias), Jéssica Caitano, Apuke Beats e Monna Brutal.
Dia 4/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.
Rap em Pauta: os Novos Meios de Cobertura
A evolução da cobertura do rap em diferentes veículos e plataformas, especialmente as digitais, é o tema desta mesa, que contará com a mediação do youtuber Ronald Rios, apresentador do documentário “Histórias do Rap Nacional”, exibido pela TV Gazeta. Mila Felix, curadora musical e produtora do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e os jornalistas Paulo Marcondes e Camila Soares são os convidados.
Dia 11/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.
Profissão DJ: A Arte de se Reinventar
Kamau, personalidade do rap paulistano, media bate-papo sobre a importância do DJ na cultura hip-hop e como esse papel vem se transformando ao longo dos anos. Disc-jóqueis experientes o acompanham no painel: DJ Marco (que já trabalhou com nomes como Criolo), DJ Donna (ex-aluna da Red Bull Music Academy), Mayra Maldjian (DJ do Rimas & Melodias), Erick Jay e Nyack.
Dia 17/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.
Fator Humano e Produção Musical nos Dias de Hoje
O produtor musical e empresário João Bôscoli aborda neste papo sua experiência e coloca em pauta a importância do fator humano –e as pessoas que fazem a diferença– na produção e na indústria musical brasileira atualmente.
Dia 25/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.
WORKSHOPS
Samples e Samples: Construção de Samples e Interface de Sampler Digital
Este workshop pretende introduzir aos participantes noções básicas do som, da criação de seus próprios samples e de uma interface de sampler digital. Ao final dos quatro encontros, será realizada uma jam session coletiva.
Data: dias 3/4, 4/4, 10/4 e 11/4, das 18h às 21h.
Local: Red Bull Station (Makerspace do Red Bull Basement). 15 vagas.
Necessário levar notebook.
Texturize Seu Som
Nesta oficina, os participantes terão uma experiência real de textura sonora, gravando e equalizando suas produções em mídia analógica (fita k7 e rolo de fita), com o som sendo captado e gravado numa placa de som de computador ao mesmo tempo. A ideia é poder ver uma fita experimental ser gravada e digitalizada captando todas as nuances de uma conversão digital-analógica.
Data: dias 13/4, das 14h às 17h.
Local: Red Bull Station (Makerspace Red Bull Basement). 15 vagas.
Necessário levar uma produção (música) gravada em pendrive.
Lab: Synth 5 Camadas
A atividade tem como objetivo a construção de um sintetizador sonoro de cinco camadas. Nos encontros, serão abordados os princípios básicos da eletrônica analógica, assim como haverá uma orientação para corte e montagem da “carcaça-case” do aparelho.
Data: dias 16/4, 18/4, 23/4 e 25/4, das 19h às 22h.
Local: Red Bull Station (Makerspace do Red Bull Basement). 15 vagas.
SHOWS
O público poderá conferir um pouco do que os artistas que estão imersos no Pulso estão produzindo. Eles farão dois shows abertos, no qual mostrarão seu repertório atual e também músicas que estão compondo dentro do Red Bull Station.
Data: 13/4 e 28/4.
Horário: A partir das 17h.
Local: Red Bull Station – auditório.
Serviço Geral:
Red Bull Station
Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3107-5065
SOBRE O RED BULL MUSIC PULSO
Com edições em 2015, 2016 e 2018, o Red Bull Music Pulso celebra a energia criativa e a sonoridade de músicos e produtores de diversas partes do Brasil, escolhidos por um time de curadores, que ficam imersos no Red Bull Station durante um mês inteiro criando novos sons. Além de impulsionar a cena independente identificando suas oportunidades e desafios, esta ocupação musical abre suas portas ao público com palestras, workshops e shows. Outras informações estão em: www.redbull.com.br/pulso2019.
SOBRE O RED BULL STATION
Localizado em um prédio de 1926, no centro de São Paulo, o Red Bull Station ocupa a antiga subestação Riachuelo, desativada desde 2004 e tombada como patrimônio histórico pelo Conpresp. Com foco em projetos experimentais de arte, música e tecnologia, os cinco andares do Red Bull Station contam com estúdio de música, makerspace, três espaços expositivos, um terraço e uma cafeteria. Para informações sobre a programação gratuita, consulte a agenda no site www.redbullstation.com.br.
[Fotos: Felipe Gabriel/Red Bull Content Pool]