No mês do Orgulho LGBTQIA+, Dow reafirma seu compromisso de mais de 20 anos com ações de Inclusão & Diversidade

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

O mês de Junho é celebrado como o de Orgulho LGBTQIA+. E enquanto muitas companhias estão começando a compreender a importância das ações de Inclusão & Diversidade dentro e fora de seus muros, o tema já é tratado com seriedade na Dow há mais de duas décadas. Ainda nos anos 2000, a Dow foi a primeira companhia global da indústria química a criar um grupo de apoio interno para dar suporte ao desenvolvimento de funcionários da comunidade LGBTQIA+: o GLAD.

foto
Reprodução

No Brasil, a atuação do GLAD é mais recente, mas desde 2012 o grupo realiza iniciativas nas unidades brasileiras da Dow por meio de campanhas educacionais, eventos, treinamentos, visitas de lideranças às unidades, entre outras ações que, inclusive, se tornaram referência para outras empresas. Entre os principais programas do grupo está o GLAD I&D Training, que aborda conceitos e propõe reflexões sobre temas relevantes para a comunidade LGBTQIA+ e que já capacitou quase 2 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores, parceiros e clientes.

De acordo com Renan Henrique, Líder de Diversidade LGBT+ da Dow, a participação no treinamento, que tem duração de uma hora, não é obrigatória, mas o programa tem uma ótima aceitação na companhia e ficou entre os mais assistidos por dois ou três anos seguidos. “Trabalhamos para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todos os funcionários, independentemente de sua orientação sexual, identidade ou expressão de gênero”, afirma.

Em parceria com os líderes de cada setor, o GLAD começou este ano a testar novas estratégias para alcançar os funcionários que ainda não tinham participado dessa capacitação. A iniciativa já está mostrando bons resultados e, desde março de 2021, 198 pessoas participaram dos treinamentos do GLAD, sendo que 123 delas estavam lá pela primeira vez. A causa da população transgênero também vem ganhando cada vez mais visibilidade dentro da corporação. Desde 2015, o GLAD tem se dedicado, por meio do Programa de Jovem Aprendiz, a empregar pessoas trans. Até agora, 11 pessoas já passaram pelo programa, que é voltado para jovens de até 24 anos. Outra ação para os funcionários trans é a cobertura da terapia hormonal, que acontece desde 2018.

Com a ambição de ser a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, inclusiva, focada no cliente e sustentável do mundo, a Dow também tem contribuído para articular debates sobre os temas que envolvem a comunidade LGBTQIA+ na esfera pública. “A empresa se posicionou publicamente contra o projeto de lei 504/20 que propunha a proibição de publicidade com “alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças” no estado de São Paulo”, destaca Renan.

Para além das ações internas, a Dow é parceira do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ desde sua fundação, desenvolvido para incentivar boas práticas nas empresas signatárias. A empresa também participa e colabora com o Pride Connection, a maior rede corporativa da América Latina, trabalhando para promover a inclusão LGBT+.

Programação celebra o mês do Orgulho LGBTQIA+ na Dow

Durante todo o mês de junho, a Dow preparou uma programação com diversas ações e eventos em suas unidades por todo o mundo. No Brasil, todas as unidades de manufatura hastearam a bandeira LGBTQIA+. Também foram agendados bate-papos para abordar o tema das questões raciais na comunidade LGBTQIA+ e as experiências intergeracionais em relação à sexualidade. Como Líder de Diversidade LGBT+ da Dow, Renan Henrique ainda comanda durante o mês uma campanha de doação financeira para a EternamenteSou. A ONG é um espaço de convivência para idosos LGBTQIA+ e desenvolve um trabalho integrado e multidisciplinar para favorecer a inclusão social e proporcionar uma velhice digna e ativa para esses idosos.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

CVC lança ‘Me Leva’ com mais de 80 roteiros nacionais e internacionais

Projeto oferece roteiros planejados, tanto nacionais quanto internacionais, visando uma experiência de viagem completa com preços competitivos

More Articles Like This

- Publicidade -