Gosta de paradas?
O mês de Junho é marcado pelo evento histórico em Stonewall In. Um bar em New York que foi palco da primeira Parada do Orgulho LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros, Queer) no ano de 1969. Na época, poucos estabelecimentos recebiam pessoas abertamente homossexuais e com isso, o bar ficou conhecido com um ponto de encontro da comunidade gay.
Por conta de seu público, o bar começou a ter muitas batidas policiais e prisões dos frequentadores. Cansados das agressões e preconceitos que estavam vivendo, os membros da comunidade LGBTQ+ decidiram reivindicar os seus direitos na manhã de 28 de Junho de 1969. Esse evento ficou conhecido como a primeira para gay do mundo.
O Hurb separou 5 destinos com Paradas LGBTQ+ para você conhecer. Cada um com sua história. Além de poder participar de esse evento maravilhoso, poderá tirar uns dias para curtir o destino, turistando para conhecer um pouco do que cada uma tem a oferecer.
Nova York
A cidade que nunca dorme foi o palco da primeira parada LGBTQ+ que completa 50 anos em 2019 e é um dos eventos mais conhecidos de Nova York. No mês de junho é ótimo para realizar uma viagem para Nova York, ocorrem diversos eventos pela cidade e a arrecadação é direcionada para a comunidade LGBTQ+. O festival de rua Pide Fest e o Pride Island são exemplos de passeios que poderá curtir durante essa experiência.
Toronto
O Canadá tem a fama de ser um dos países mais receptivo, justo e simpático do mundo, por isso não é de se espantar em 2003, Toronto foi a primeira jurisdição a legalizar o casamento homossexual na América do Norte. A parada de Toronto, é considerada um dos maiores desfiles do mundo e com toda certeza a mais politizada. Fazer uma viagem para o Canadá no período da Parada LGBTQ+ é sentir a energia positiva e o amor no ar desse país, que busca sempre o respeito e direitos para a minoria que são descriminadas.
São Francisco
Palco do discurso de Harvery Milk em 1978, durante a Gay Freedom Day. A cidade São Francisco é um destino historicamente importante para a causa LGBTQ+ e espera mais de 1 milhão de turistas no período da parada. É considerado um dos destinos internacionais mais gay-friendly do mundo, se você gosta de turistar, a bela São Francisco tem diversos passeios para você apreciar a cidade, como o Golden Gate Park e a famosa Ponte Golden Gate.
Amsterdam
Dito com um dos melhores eventos gays do mundo e um dos mais conhecidos na Europa, a Parada do Orgulho LGBTQ+ em Amsterdam é um pouco diferente das demais. Mais conhecida como Canal Parede é um espetáculo e vale muito a pena realizar uma viagem para Amsterdam para prestigiar o evento que é realizado no Canal Prinsengracht e Rio Amstel. Diversos barcos decorados extravagantemente embelezam as águas, enquanto nas margens milhares de pessoas prestigiam, comemoram e lutam pelos direitos iguais a todos. O lema de 2019 da Canal Parede é “Lembre do passado, crie o futuro!”, em homenagem aos 50 anos da primeira Parada de Nova York.
São Paulo
A maior metrópole do Brasil, é o palco da maior Parada LGBTQ+ do mundo. Turistas do mundo inteiro vem prestigiar esse grande evento que luta contra a igualdade e os direitos de ser quem você realmente é. Aproveitam também essa viagem para São Paulo para conhecer a cidade que vem ganhando o coração dos viajantes. No período da parada, diversas festas e eventos que se inspiram no tema e apoiam e respeitam as diversidades.
Nesse ano de 2019, a Parada LGBTQ+ comemora 50 anos de muita luta e orgulho. Apesar de já terem se passado 50 anos e muitos direitos conquistados, a luta ainda não terminou, essa luta é diária. Seja um destino nacional ou internacional, prestigiar essas paradas e poder fazer parte desse momento histórico. Afinal, em alguns lugares do mundo, muitos ainda lutam pelo direito de ser, de viver sem preconceito, de poder andar de mãos dadas com quem se ama. Por isso, ainda é importante que eventos como a parada ocorram, para conscientizar e podermos criar e viver em um futuro melhor.
Orgulhe-se de ser quem você é! O Hurb valoriza o que é importante: você! ♥
[Texto escrito por Verônica Guerra, redatora do Hurb]
[…] a maior do mundo, a Parada LGBTI+ de São Paulo acontece neste domingo (23) e tem como estimativa a presença de 3 milhões de pessoas. Pensando em […]
[…] que sua filha, Geovana Medeiros Martins, venha de Campo Grande, onde estuda, para participar da Parada do Orgulho LGBTI+, em São Paulo, no próximo final de […]
[…] isso em mente, a Wappa – app de transportes 100% brasileiro – distribuirá durante a Parada LGBTQ+, que acontece neste domingo (23/06), 2 mil copos com tirantes e 5 mil leques customizados com a […]
[…] 23ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontecerá no próximo domingo (23) e contará com diversas atrações para relembrar os 50 anos […]
[…] é uma iniciativa da Agência de Notícias da AIDS, existe desde 2002 e acontece durante a Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo. O evento, que reuniu um total de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista em 2018, […]
[…] 23ª Parada do Orgulho LGBT, realizada neste domingo (23), ficará marcada na história de Cláudio Ferreira e Davysson Jordan, […]
[…] Gay.tur […]